quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Desfiles de Moda - continuação

ETAPAS A SEREM SEGUIDAS PARA PRODUÇÃO DE UM DESFILE DE MODA
Para o início, a escolha do local é fundamental, juntamente compatível com a temática do desfile. É preciso pensar no número de espectadores, com salas de apoio a imprensa e um possível local de comemoração após o desfile. Não pode esquecer que o acesso deve ser fácil, com amplo estacionamento, segurança e telefones.
É preciso pensar nos formatos das passarelas, que tem um papel importante nos desfiles. Deve ser montado de uma forma que dê visualização ao público para a observação do espetáculo.
Espaço amplo para os cinegrafistas e fotógrafos. Lugares reservados à imprensa e convidados ou compradores mais fiéis.
Pelo menos com uma semana de antecedência, as roupas devem estar prontas e preparadas nas araras, separadamente, para cada manequim. Nas araras estará a ordem da seqüência das entradas dos profissionais, junto com uma ficha anexada a cada look, com todos os detalhes da roupa, desde cabelos, maquiagem, meias, sapato, acessórios, até o modo de como o manequim deve compor o personagem na passarela (andar, dançar, correr, etc).
Antes de programar o evento, é necessário que já tenha idéia dos profissionais e itens que farão parte do desfile. São eles: local; produção gráfica (release, convites, informativos, assessoria de imprensa, placas indicativas); manequins (com medidas do corpo, altura, sapatos, peso); transporte para equipamentos e todas as pessoas envolvidas; roupas (com devidos acessórios e sapatos que serão utilizados); entradas (chamada também de espelho, é a ordem de entrada das manequins); alimentação (para todos os envolvidos na produção); som (equipamentos, técnicos e trilha sonora de acordo com o tema do evento); maquiador; cabeleireiro; passarela; ensaio; prova de roupa; decoração; estilo (tudo tem que representar o espírito pretendido pelo diretor, marca e estilista); abertura / final (devem ser impactantes); tempo de duração (o desfile não pode se estender muito, pois se torna cansativo, em média 30 minutos é o recomendável).
Para Silveira (2004) o desfile deve representar o tema proposto pelo estilista. Luz, som, espaço, roupas, convites, tudo deverá compor a apresentação. O início do espetáculo deve ser importante, mantendo o ritmo de desenvolvimento e fechando em grande estilo. Novamente os clãs dos “formadores de opinião” têm seu papel no processo de avaliação dos resultados, e é principalmente pela platéia que a imprensa formula seus primeiros comentários, podendo consagrar um estilista ou mesmo acabar com a carreira deles.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails